quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ufanismo


O ufanismo é uma expressão utilizada no Brasil em alusão a uma obra escrita pelo conde Afonso Celso cujo título é "Por que me ufano pelo meu país".
O adjetivo ufano provém da língua espanhola e significa a vanglória de um grupo arrogando a si méritos extraordinários. Portanto, no caso do Brasil, pode-se afirmar que o ufanismo é a atitude ou posição tomada por determinados grupos que enaltecem o potencial brasileiro, suas belezas naturais, riquezas e potenciais.

Na verdade os ufanistas acabavam por extrapolar ao se vangloriar desmedidamente das riquezas brasileiras, muitas vezes expondo a si e ao país uma situação que seria interpretada por outros como jactância, basófia e vaidade.
Ditadura militar 1964/85

Durante o regime militar instaurado pelo movimento político-militar de 1964, o governo passou a usar de propaganda ufanista para conseguir a simpatia do povo e induzi-los a uma sensação de otimismo generalizado, visando a esconder os problemas do regime militar.

Foi nesta época que surgiram, então, os lemas e as músicas de apoio ao governo. As pessoas (principalmente as crianças) eram incentivadas a usar adesivos "Brasil: Ame-o ou deixe-o!" nas janelas dos automóveis, de casa etc.

Ufanismo no futebol

No futebol também foi usado o ufanismo com o mesmo objetivo. Na copa do mundo de 1970, surgiu então o hino "Pra Frente Brasil", usado até hoje, com pequenas variações (quando fala da população):
"Noventa Milhões em Ação Pra Frente Brasil Do Meu Coração Todos juntos vamos Pra Frente Brasil Salve a Seleção De repente é aquela corrente pra frente Parece que todo Brasil deu a mão Todos ligados na mesma emoção Tudo é um só coração Todos juntos vamos Pra frente Brasil! Brasil ! Salve a seleção!"
Olha a globo ai de novo....rs

Nenhum comentário: