quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Grafitti

O Grafite
Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito) significa "marca ou inscrição feita em um muro", e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Com a revolução contracultural de maio de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem divulgar uma idéia.
Grafite é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua. O grafite salta aos olhos nos grandes centros urbanos. É considerado por muitos como um ato de vandalismo, uma vez que suja as paredes de inúmeros edifícios, muitas vezes edíficações históricas. O grafite está ligado a movimentos como o movimento hip-hop. Enquanto tentam passar a imagem de que os seguidores desses movimentos tentam mascarar impulsos de vandalismo com discursos de vitimização, na realidade esta expressão legítima é utilizada como veículo para se revelar realidades oprimidas, realidades essas sem força perante pressões governamentais por vias políticas. Desta forma, o que é vandalismo para muitos é um considerável instrumento de protesto contra as condições das classes menos privilegiadas para outros que nesta expressão encontram forma de obrigar a cidade a contemplar a sua miséria.

História do Graffiti
O Homem, desde a pré-história, sente necessidade de se expressar no seu meio. Este tipo de expressão pode ser feita de várias formas (inscrições ou desenhos em rochas, muros e paredes) que podem ser usados com vários significados e objectivos.
O graffiti pode ser feito legal ou ilegalmente, com tinta de spray em locais públicos ou privados, como paredes, muros, junto as vias de circulação de comboios, etc. Esta forma de expressão é algo que podemos visualizar quotidianamente nas áreas urbanas e suburbanas. É deste tipo de "desenhos" que nos ocuparemos ao longo deste trabalho.
O conceito de graffiti surgiu nos bairros mais estigmatizados dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, durante a década de 70.
As formas mais antigas dos graffitis são os "tag’s". Estes já eram utilizados nos anos 30, por diversos gangs americanos, como forma de limitação de território. Esta "moda" voltou alguns anos mais tarde entre os jovens provenientes dos guethos negros e os bairros pobres dos EUA. O fenómeno atingiu a Europa nos anos 80, e em Portugal surgiu no final dessa década.

Fonte:
Artes: Samir e Prozak

Nenhum comentário: